sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Projeto Jovem Eleitor - Palestra na UNIP

Rhuanderson, Mateus, Dr. Guilherme, Jean e Profa. Neusa.

Dr. Guilherme durante a palestra na UNIP

Palestra ministrada pelo Doutor Guilherme de Macedo Soares - Juiz da 2ª Vara do Juizado Especial Cível de Santos e Juiz da 118ª Zona Eleitoral do Estado de São Paulo – Santo, no dia 01 de setembro de 2011 no Campus da UNIIP-Santos.

Iniciando sua fala com a importância do voto do povo brasileiro, para se formar verdadeiros cidadãos. Embora o jovem pense que política só há parlamentares corruptos e pessoas mal intencionadas, este panorama poderá mudar, se cada um de nós fizer a nossa parte. E qual é o nosso papel? Fazer valer o nosso voto, escolhendo as pessoas que achamos certas para o cargo. O jovem pode até pensar que o voto deve não fará falta, ledo engano, pois um só voto pode mudar a história de um país.

Vender seu voto por algo é vender a sua dignidade, a sua cidadania, é vender aquilo que muitos demoraram anos para se conseguir. O voto é, portanto, um direito e ao mesmo tempo uma obrigação.

Foi explicado que o voto é obrigatório para os maiores de dezoito anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de setenta anos e os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

Foi por este motivo, que a palestra foi ministrada e a Idea de se fazer um projeto na escola com o nome "Jovem Eleitor", para poder dar ao jovem um maior entendimento sobre este assunto, tão atual e tão importante para nós brasileiros.

Com o voto consciente poderemos mudar o panorama de nosso país, e não termos pessoas desqualificadas para nos representar como exemplo das "Mulheres Frutas", Tiririca e tantos outros, não desmerecendo estes cidadãos como pessoas, mas sim como parlamentares que irão definir, através de leis, aquilo que rege o nosso país.

Numa democracia o voto é uma força, força que pode mudar o destino político de um povo.

Texto por: Prof. Paulo Rodrigues.


Nenhum comentário:

Postar um comentário